Pular para o conteúdo principal

4 Razões para Mestrar uma Campanha Sandbox

Uma campanha Sandbox é aquela em que as decisões dos jogadores determinam o curso da história. O papel do mestre é reacionário ou antecipatório, sua função é ajustar o jogo de acordo com as decisões do grupo. Eu nunca tinha mestrado assim, mas, decidi fazê-lo com meu grupo online. No post de hoje,  apresentarei quatro razões para mestrar uma campanha assim. 



1) Perfeito para Jogos Online
Essa foi a principal razão que me fez escolher campanhas Sandbox. Elas são difíceis de serem frustradas, pois não estão ligadas a uma narrativa grandiosa. Uma Sandbox é sobre como pessoas percorrem e exploram o mundo ao redor delas. Assim, caso o grupo aumente ou diminua, no final das contas, pouco importa, pois não se trata de enfrentar um mal maior, mas de conhecer, explorar e construir a história de cada um.

2) Construção Conjunta do Mundo
Em campanhas Sandbox, se parte do local para o global. Esse tipo de abordagem favorece a criação conjunta do mundo, já que os momentos de improvisação são frequentes. Um mestre flexível pode deixar os jogadores nomearem e criarem a história de uma vila ou feudo que estão visitando, além disso, os lugares recém-explorados podem se tornar, no futuro, locais famosos, graças a fama dos personagens dos jogadores. 

3) Aprendizado como Mestre
Campanhas assim ajudam um mestre a saber quais são suas predileções, o gênero que ele mais utiliza, a forma como conduz um jogo. Campanhas Sandbox são ótimas para experimentar coisas novas, tais como um toque de terror, intriga ou romance. Elas funcionam bem como um laboratório e permitem que você perceba o que é divertido para seu grupo e o que é tedioso. 

4) Um Mundo mais Vivo
Outro ponto bastante interessante é a vivacidade do mundo em campanhas Sandbox. Como não há um grande plot que mova a história, diversos microplots estão ocorrendo em paralelo aquele dos personagens dos jogadores, o que demonstra que existe um mundo para além deles. O mais interessante disso é a possibilidade de cruzar as histórias indiretamente, causando dilemas e conflitos que impactam ou foram frutos das atitudes dos jogadores. 

Enfim por hoje é só. Se você gostou do material, não deixe de comentar e compartilhar. Siga o blog também no Facebook: https://www.facebook.com/falandoderpg/